O HOMEM E SEU CRIADOR

Espetacular performance do Ballet Corpo com musicas de Caetano Veloso e José Miguel Visnik - "Pesar do Mundo" foi a que escolhi para postar aqui no blog. 
Este não é um espetáculo novo, uma vez que foi apresentado em 2005 em comemoração aos 30 anos da companhia de Ballet com o nome de Onqotô, que no mineirêz quer dizer: Onde é que eu estou, pra onde eu vou, que são nossos questionamentos existenciais.
Todo o espetáculo, traduz a relação do homem com o mundo, seus questionamentos, sua relação de dependência e falta de liberdade, ou liberdade induzida, pre estabelecida a partir da criação de convivência com o universo; Ora com respostas, ora perdido; ora pesado, ora leve. A trilha sonora criada por Caetano e Visnik, tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre esta “paternidade” do Universo com o homem. De um lado, estaria a teoria do Big-Bang e de outro, uma teoria espirituosa formulada pelo genial dramaturgo (e comentarista esportivo) Nelson Rodrigues sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia deduzir que o Cosmos teria sido “concebido” sob o signo eterno da brasilidade: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”.

Pesar de Tudo...
Pesar do peso
Pesar do mundo
Sobre si mesmo.
Pesar de nuvem
Pesar de chumbo
Pesar de pluma
Pesar do mundo
Desponta estrela no vão imenso

Por ti suspenso a tua espera
Tudo se afronta
Pedra com pedra
A própria onda quando se quebra.
A melodia onde me leva
Onde alivia, onde me pesa.
Tudo se agita
durante a queda
O que sustenta a nossa c...

E neste quando
somente um ritmo
Peso e balanço num som legitimo
Canção sem medo de você pra mim.
O meu segredo, te rezo assim.
Desde o principio ao ponto cego
Eu arremesso eco sem fim.
(musica de Caetano Veloso e José Miguel Visnik)

Comentários

Postagens mais visitadas