RECOLETA, O BAIRRO CHIC DE BUENOS AIRES.


PARIS DA AMERICA DO SUL:
Recoleta é um bairro central e super refinado de Buenos Aires, que concentra um clima pra lá de animado e um cemitério famosíssimo. Com construções requintadas e de estilo europeu a beira de ruas e avenidas largas e arborizadas, ganhou fama por sua semelhança com Paris, recebendo  o apelido de "Paris da America do Sul". Os antigos moradores, aristocratas portenhos, vindos da parte sul em fuga da peste amarela, não gastaram esforços na construção de suas moradias e palacetes com tudo o que ditava a moda na Europa,  tornando-se assim um dos mais valorizados bairros da cidade.


ORIGEM DO NOME:
Seu nome vem do Convento dos Padres Recoletos, membros da ordem franciscana que se instalaram na área no início do século 18, quando foi fundado um convento e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar e um cemitério anexado a ele.
É neste bairro que se encontra os melhores restaurantes da cidade, lojas com produtos de marcas reconhecidas, além de vários pontos de interesses turísticos e culturais como: O Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, Universidade de Direito e o símbolo deste bairro: o cemitério da Recoleta.


MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES:
Possui o maior acervo do país e um dos mais importantes da América Latina. A coleção permanente abriga obras de artistas argentinos, além de obras de mestres como: Picasso, Goya, Renoir, El Greco, Rodin, Degas, Cézanne, Jack Pollock, Monet,Van Gogh e o melhor de tudo, a visitação é gratuita. O museu fica aberto de terça à sexta das 12 h 30 min. às 19 h 30 min. Sábados e domingos das 9 h 30 min. às 19 h 30 min. Ele está localizado na Avenida del Libertador 1473.



FLORALIS GENÉRICA:
Bem em frente ao museu, você encontrará a Floralis Genérica, ou flor gigante, uma escultura metálica de (aço inoxidável) de 23 metros e 18 toneladas, presenteada à cidade pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. Ela tem um sistema foto elétrico que faz a abertura de suas pétalas conforme o horário, igualzinho a uma flor.


De manhã suas pétalas se abrem para receber o sol e ao entardecer vão se fechando, saindo do seu interior um brilho vermelho. A Flor Gigante esta sobre um espelho d´água no Plaza Francia, espaço publico destinado ao lazer dos argentinos. Nos finais de semana há uma feira de artesanato com estilo meio hipp. e com apresentação de músicos estatuas vivas e malabaristas.


Também é interessante conhecer o Centro Cultural de Recoleta. O Centro recebe festivais de música, dança, teatro, exposições de artistas plásticos, enfim, tudo que é relacionado à cultura. Algumas vezes acontecem concertos ao entardecer e sua biblioteca fica aberta diariamente das 12 h às 19 h.



LIVRARIA CLÁSSICA Y MODERNA:
Outro lugar interessante de se visitar, na Callao 892, e que se tornou uma referência entre as demais livrarias portenhas. Especializada em literatura, artes e psicanálise, a livraria tornou-se famosa por suas apresentações teatrais pouco convencionais e por estar ligada à história de Buenos Aires, A livraria mantém uma constante programação de eventos, palestras e leituras. Seu ambiente também é composto por um café, no qual há jornais de diversos países disponíveis aos visitantes, e um pequeno palco, onde acontecem saraus e outras apresentações artísticas.


CEMITÉRIO DA RECOLETA:
Mas de todos os pontos turísticos visitados na Recoleta, não se compara a o seu cemitério de fama mundial. A arquitetura, ostentação da riqueza e a historia, são suas marcas registradas e costuradas a um passado que ainda sobrevive na lembrança dos argentinos.


A beleza de cada tumba surpreende pelos detalhes e pela disposição dos caixões nos mausoléus. O cemitério da Recoleta é uma obra de arte a céu aberto e nele repousa por toda a eternidade celebridades como Eva Perón, numa das tumbas mais visitadas desta famosa necrópole.
Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas