EL CHALTÉN.


El Chaltén é uma pequena cidade com cara de aldeia, localizada à 220 km ao norte de El Calafate na Argentina, onde podemos encontrar centenas de amantes do montanhismo e do trekkings, fazendo passeios, caminhadas, atraídos pelas magnificas montanhas, lagos e glaciares a sua volta. A porta de entrada desta cidade é por El Calafate, cuja a viagem de carro dura em média três horas e meia, ora por estradas asfaltadas, ora por estradas rusticas de terra.


A cidadezinha é uma especie de mystique paradis (paraíso mistico). encrustado entre montanhas, lagos, cascatas, geleiras e principalmente por estar fora do circuito das grandes operadoras de turismo.


El Chaltén fica dentro de um parque nacional organizadissimo, chamado "Parque Nacional Los Glaciares", que cobra uma pequena taxa de visitação e oferece aos visitantes palestras e videos, sobre a conscientização e preservação do ambiente, além de um mapa para facilitar a localização e também evitar que os visitantes se percam.


As montanhas mais procuradas da região são: o Cerro Fitzroy, ou El Chaltén, que deu o nome à cidade; e o Cerro Torre, considerado por muitos a montanha mais difícil de escalar do mundo. El Chaltén é a cidade mais nova da Argentina, conquistada pelos portenhos na disputada da fronteira da Patagônia com o país vizinho, Chile.


Quem for pra Patagônia, principalmente para esses lados, deve estar preparado para conhecer belíssimas paisagens de tirar o fôlego e enfrentar muito frio, principalmente nas caminhadas onde o uso de  botas, gorros, luvas e casacos do tipo corta vento são essenciais. Você enfrentará terra, lama e neve no mesmo percurso e deverá estar preparado para superar tudo isso sem obstáculos.


El Chalten, com seu jeitinho de aldeia, pode parecer um lugar triste e um tanto sem graça para os que procuram badalações e noites agitadas. Percebe-se pela pouca quantidade de bares e restaurantes, que a sua finalidade principal é receber montanhistas e trilheiros que nela cruzam apenas de passagem e cuja a vibe é apreciar a natureza e sentir toda a sua mais profunda vibração e energia através do silencio e do olhar nas longas caminhadas.


Apesar de apresentar um ar meio desolado, a cidade - aldeia, oferece todos os serviços que o visitante possa necessitar como hospedagens, restaurantes, agencias de turismo, aluguel de cavalos, armazéns, oficina mecânica, posto de gasolina, borracharia, posto sanitário, telefone público, fax e linhas regulares de ônibus que se conecta com a cidade vizinha Calafate.

SIGNIFICADO DO NOME:
Chaltén que significa "montanha que joga fumaça" em língua ahonikenk, tem uma população estável de 600 habitantes e recebe cerca de 80.000 turistas por ano.
Como me disse um visitante que eu encontrei na entrada do  Parque Nacional Los Glaciares: "Este é o lugar mais próximo de se encontrar com Deus".
Até a próxima aventura!..



Comentários

Postagens mais visitadas