TRIUNFO


O rio é caudaloso e amarelo, quanto tantos outros rios que se conhece por aqui no Rio Grande do Sul, mas se diferencia pela verde vegetação a sua volta e a luz do sol que doura sua superfície. A balsa ancorada, aguardava os carros e as pessoas que queriam partir, chegar do outro lado em São Jerônimo.Tínhamos poucos minutos depois do almoço e então ficamos admirando a tranquila paisagem da cidade que contem um passado de grandes histórias e particular beleza.



Triunfo constitui um dos mais antigos municípios do RS. Situa-se na junção dos rios Taquari e Jacuí, e possui construções encantadoras em estilo açoriano/português. A casa onde nasceu Bento Gonçalves é um exemplo disto. Quase toda a cidade revela a simplicidade da época que construiu grandes heróis.
Triunfo é também o local de nascimento do dramaturgo Qorpo Santo, da atriz Iracema de Alencar e o local onde se encontra enterrado Jerônimo de Ornélas, fundador da cidade de Porto Alegre.

Casa onde Bento Gonçalves nasceu.

A cidade tem um passado fortemente ligado à Revolução Farroupilha, tendo sido palco de vários combates, como a Batalha do Fanfa, quando Bento Gonçalves foi preso.
Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceira paróquia mais antiga do estado, datada de 1754 e construída em estilo barroco colonial.

Igreja Bom Jesus- Triunfo

Mas uma série de outras edificações civis também são valiosas por sua arquitetura ou história, sendo associadas a personagens do passado local ou riograndense. 
As mais importantes são:

  • O Teatro União, um dos mais antigos do estado (1848), 
  • A antiga residência de Bento Gonçalves (hoje o Museu Farroupilha), 
  • O Prédio Antônio Ferreira Canabarro (hoje a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social), 
  • O Prédio Antônio Cunha Pacheco (ocupado pela prefeitura), 
  • A casa do Padre José Rodrigues das Neves (servindo como sede da Biblioteca Pública Municipal Coronel João Maia), 
  • A casa de Luiz Barreto (onde funciona a Secretaria de Cultura do município), 
antiga casa do Padre José Rodrigues das Neves 

Parque ecológico COPESUL-Triunfo.

PARQUE ECOLÓGICO COPESUL:
Dentre suas atrações naturais está o Parque Copesul de Proteção Ambiental, com 68 hectares às margens do rio Caí, com vegetação nativa, e a confluência dos rios Jacuí e Taquari, um local de turismo da região, onde fica o Camping do Areal. O Parque Ecológico em Triunfo, nos convida a caminhar num passeio singelo sob a beleza da mata, cipós, pequenos arbustos e arvores que se debruçam nas trilhas, criando verdadeiros tuneis verdes. 

Comentários

  1. Triunfo me soa como um lugar esplêndido. História pura. Já perdi tempo demais sem conhecer esse lugar histórico...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas