CROCHÊ URBANO, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?




Desde que estive em junho passado em Buenos Aires, uma coisa me chamou a atenção, algumas arvores no bairro La Boca, estavam com os caules forrados de croché, o que me tomou de surpresa e curiosidade. O que é isto, pensei com meus botões, algum tipo de modismo que eu não conheço?.. Será que isto é uma particularidade deste bairro, fazer tricot e crochê nas arvores? Qual o objetivo?..


Curioso como sou, fui atrás de informações e descobri que não se trata de nenhuma novidade, que o crochê Urbano, como é chamado esta intervenção, aposta em tornar únicos alguns objetos simples do dia-a-dia: como postes de iluminação, sinais de trânsito, placas de informação turística e árvores num objeto de atenção das pessoas, assim como divulgar a arte de tecer fios, que remonta desde a Idade media e que até hoje mantem o sustento de famílias pelo mundo.


Vários países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, já assumiram esta iniciativa e também algumas cidades aqui no Brasil, como no distrito de Serrote, em São Gonçalo do Amarante - Ceara, realizado pelo Grupo Artificio. Algumas localidades de São Paulo também abraçaram esta iniciativa, tornando os ambientes e objetos de uso coletivo mais atrativos.




Comentários

Postagens mais visitadas