sábado, 31 de maio de 2014

A RUA DOS BEATLES EM LONDRES.


ABBEY ROAD:
Um dos lugares que deixei de fotografar por pura desatenção quando estive em Londres e depois me arrependi, foi a Abbey Road, que ficou famosa depois que Os Beatles lançaram o álbum em 1969 com o mesmo nome. Tínhamos pressa de chegar em Camdental, também famoso pela atipicidade de seus moradores, que cruzamos a rua, (eu, Sil e Cossete), sem percebermos inicialmente que "era aquela famosa rua da capa do disco dos Beatles" e assim, não registramos em fotos este momento. Mais adiante lendo a placa com o nome da rua, que uma das colegas falou: _Vôces viram que esta é a famosa Abbey Road, da capa do álbum dos Beatles? Mas não demos a devida atenção.
Depois fiquei pensando se eu teria feito uma foto atravessando a faixa como no álbum, pois sou meio resistentes e tímido pra atitudes que me parecem obvias demais.


A Abbey Road fica no distrito de Camden em Londres. A faixa de pedestre, que é a capa do disco, fica perto do estúdio EMI’s Abbey Road Studios, no bairro de St John’s Wood, número 3.
A faixa é uma das atrações turística mais populares de Londres, graças a popularidade dos Beatles. Milhares de pessoas atravessam a faixa de pedestre copiando os passos dos Beatles.
A lei de trânsito da Inglaterra obriga os motoristas a pararem em frente a faixa de pedestre, quando alguém quer atravessar a rua e em particular a Abbey Roadd, onde os fãs copiam os passos dos Beatles.
Ah, uma coisa que descobri na Internet, você pode assistir ao vivo através de um Web Can, o que está acontecendo agora na Abbey Road. É só clicar AQUI



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Galeria Lafayetti em Paris.


Foi numa tarde ensolarada que eu e duas colegas de viagem, (Cossete e Sil), resolvemos andar pelas ruas de Paris, a procura da famosa Galeria Lafayetti e então nos perdermos pelo centro da cidade. Eu estava neste dia com uma crise de dor ciática e cada metro percorrido a pé, era pra mim uma verdadeira tortura. Até que num momento, completamente desorientados, dobramos numa esquina e encontramos o prédio. Eu particularmente não tenho grande atração por estas coisas tão glamourosas, mas Cossete fazia questão de colocar seus pés na famosa galeria, que é um verdadeiro luxo, localizada na Boulevard Haussmann- 40, com seus 10 andares de tudo o que é mais caro, já que se trata de um dos endereços classicos do consumo parisence com seções dedicada à moda masculina, femina e infantil e de marcas respeitadíssimas com Chanel, Prada, Dior e outros ditadores da moda.

Andando pelos corredores, percebemos que aquilo tudo não nos pertencia, então o que nos sobrava, pelo menos pra mim, era esquecer a dor e admirar a beleza arquitetonica da galeria que é uma verdadeira obra de arte, além de me surprender com os preços saldadíssimos. 
A galeria marcou a Paris Art Nouveau. O corrimão da escadaria, inspirada na Ópera de Paris, foi projetado por Louis Majorelle, que também assinou os ornamentos em ferro das sacadas. A cúpula, que se ergue a 43 metros de altura, se tornou o símbolo das Galeries Lafayette. O mestre-vidraceiro Jacques Gruber, criou os vitrais em estilo neobizantino.
A Galeria Lafayett se tornou o segundo monumento mais visitado, depois da Torre Eiffel e recebeu celebridades mundiais como a Duquesa de Windsor, a esposa do Aga Khan, a Senhora Khrushchev, Bill Clinton, o Príncipe Charles, entre outras.
Depois que saimos da galeria nos sentindo "Les Misérables", fomos para um bar simples na rua, fazer o que a nós nos pertencia, beber alguns canecas chope. E voce vai beber tambem este chope?

Para evitar o colapso

Apesar do sexo ser uma coisa importante, às vezes não é disto que precisamos num determinado momento, mas de alguns instantes de ternura, de acolhimento em algum braço disponível que nos inspire confiança, do som e do calor quente da respiração na nossa nuca, do abraço caloroso, da brisa que sopra leve pela fresta da janela. Precisamos de qualquer coisa que substitua a palavra por luz e deixe nossa alma confortável, neste silencioso momento de atitude terna, que suprime o vazio, o frio e que evite que tenhamos um colapso.

ALGUNS ITENS QUE DENUNCIA QUE O CARA É GAY.


Lembrando do meu colega Marcelo agora, ontem ele me falou, enquanto dirigia a ambulância, que leu em algum lugar que existem mais de 15 itens que determinam se um cara é gay. Na verdade ele só lembrava de alguns itens que foi me descrevendo enquanto passava manteiga de cacau nos lábios para não racha-los por causa do frio. 
_Ter um um corpo excessivamente malhado, usar calças e (ou) camisas apertadas para exibir a forma física, corte de cabelo formando um topete proeminente bem em cima da cabeça e utilizar a palavra delicia com grande frequência são algumas das características que denuncia!..
_Sim!.. _reforçou ele:
_Todo macho que se preza tem que ter uma barriguinha de cerveja, porque homem que é homem não está nem aí pra estética. Academia é pra adquirir músculos e não afinar a cintura!
_E quanto a isto que estás passando na boca? _perguntei com ar de deboche.
_Ah, isto é só pra engraxar a boca!..

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Como é que a gente faz!

Muitas pessoas me perguntavam curiosas, depois que eu retornava de minhas viagens, como eu fazia para me comunicar nestes lugares que visitei no exterior, se eu não entendo e nem falo inglês, francês, holandês e mal e porcamente o espanhol.
Eu explicava pra elas que a linguagem universal dos sinais, é um dos melhores meios de comunicação que existe na face da terra. Num primeiro momento parece meio constrangedor usar de mímica para se comunicar, mas dada as circunstancias, às vezes é a unica saída. Mas foi no albergue em Nova Iorque, que um recepcionista espanhol teve a ideia de baixar no meu celular um tradutor de línguas que se tornou bem útil pra mim em momentos de aperto.
Você fala ou digita no campo, (espaço) qualquer palavra na sua língua e o programinha traduz com certa eficiência no idioma desejado. Eu digo "com certa eficiência", por que algumas palavras podem não serem reconhecidas de um idioma pro outro na tradução. Dai você inverte o idioma no aplicativo e pede pro gringo te responder. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Onde comprar vinho com urgência em Nova Iorque


De repente acordei daquele cochilo da tarde e então percebi que já era noite. Meus colegas de quarto não se encontravam e logo percebi que eles haviam tomado o rumo da rua e me deixado pra traz sem me acordarem. Pra onde deveriam ter ido?
Levantei-me da cama rápido, no meio da bagunça de malas e sacolas de souvenires, tomei uma ducha, troquei de roupa e fui até a portaria pedir informações onde eu poderia comprar vinho ali perto.
Sim, eu decidi comprar duas garrafas de vinho e saboreá-las no quarto ao invés de andar sem rumo pelas ruas de Nova Iorque, que até então era pra mim um fascinante mundo desconhecido.


Havíamos chegado um dia antes cansados do longo voo, translado, com fome de comida de verdade e sem tempo de organizar roteiros. Era véspera de Natal e eu não deixaria que passasse em brancas nuvens. Perguntei ao recepcionista do hostel, um espanhol que morou em Cuba, onde poderia comprar vinho e ele muito sorridente e simpático me disse: In Pharmacy!.. Farmacia??.. Pensei que fosse uma pegadinha, mas não era não, inacreditavelmente comprei vinho na farmácia três quadras de onde eu estava hospedado. Voltei ao albergue e o recepcionista sorridente me disse:
_encontrado la farmacia?
_Sim!
_Y entonces no me invitan?
Claro! _ respondi sem graça _ Só não o fiz porque estás a trabalhar!
_Sí, pero no va a trabajar toda la noche! _Risos
_Então está convidado! _ respondi.
_Así es, después del trabajo me subo!
Os vinhos comprados na farmácia, não eram tão bons, mas a companhia!..

A Nova Novela Para 2015

Eu li na Gay 1 Entretenimento, que o mais novo casal gay escalado para a próxima trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares é nada mais nada menos que as respeitáveis: Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. A novela Prevista para estrear em 2015 no horário nobre da emissora e com o título ainda indefinido, mostrará a história do casal de mulheres, que já vive junto há muitos anos e se beneficiará da lei que permite a união oficial de casais do mesmo sexo.
Personagens LGBT têm sido cada vez mais frequentes nas novelas da Globo, sobretudo nas histórias assinadas por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, o que eu considero muito positivo principalmente pelas novelas estarem cumprindo com seu papel de educar e sensibilizar a sociedade para fatos que sempre existiram no mundo e foram discriminados por décadas. Afinal, não deve a arte imitar a vida sem mentiras?

sábado, 24 de maio de 2014

Cegos


O Centro Histórico de Porto Alegre foi palco nesta Sexta-Feira de  uma intervenção  urbana chamada "Cegos", realizada pelo Grupo "Desvio Coletivo", Laboratório de Praticas Performativas da USP e do Palco Giratório do SESC. O objetivo do evento foi chamar a atenção sobre o aprisionamento causada pela vida moderna. Atores com vestimentas sociais cobertas de argila e olhos vendados, moviam-se lentamente e engessados, recebendo os aplausos da população. A Intervenção "Cegos", deverá passar por 27 cidades brasileiras e oito no exterior. A próxima a receber o grupo de atores será Amsterdã.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caos na mobilidade urbana de Porto Alegre

Como morador da região leste de Porto Alegre e quase impossível deixar de ver a morosidade e agora nos últimos dois meses a paralisação completa das obras de restauração do corredor de ônibus da Avenida Bento Gonçalves, assim como o viaduto que deverá passar sobre a avenida ao lado da Igreja São Jorge. 

As ultimas informações dada pela imprensa como mais novo problema no andamento destas obras é a falta de recursos financeiros. Embora tivesse sido comentado anteriormente que todas estas obras aconteceriam em razão da Copa do Mundo, a maioria dessas obras deixaram de fazer parte do pacote da Copa – todas foram retiradas da Matriz de Responsabilidades, documento que lista os investimentos para o evento. Uma série de entraves como disputais judicias, impasses ambientais e erros de planejamento atrasou o andamento dos projetos.
Apenas as obras do entorno do Beira-Rio que será palco de cinco jogos da Copa e o viaduto da Júlio de Castilhos devem ficar prontos antes do evento, o que pra mim não é nenhuma coincidência a arrumação somente por onde passará a procissão de turistas. A prefeitura garante a entrega até a Copa das obras nas avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique e do viaduto da Pinheiro Borda, todas no entorno do Beira-Rio. Também ficará pronto a tempo o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos, no complexo da rodoviária. A prefeitura ainda trabalha com o mês de maio como prazo para conclusão do viaduto da Bento Gonçalves e a pavimentação dos corredores de ônibus, mas admite que elas podem atrasar mais para nossa infelicidade.
Bem, alguém por acaso acreditou que estas obras seriam concluídas a tempo?

PORTO ALEGRE NA ESPERA POR UM MILAGRE.


Estes são alguns dos projetos criados para a revitalização do Porto Mauá, aqui em Porto Alegre e que nunca saiu do papel e das maquetes. A Copa está aí com menos de um mês para acontecer e só se ouviu blá, blá, blás. E poderíamos esperar outra coisa?


O que acontece é que nossos governantes como sempre, mantem a postura medíocre de discursarem sobre aquilo que eles não tem culhões para fazer e daí que tudo vira em somente discurso. Eu fiquei feliz com a ideia de poder ver aberto e revitalizado, um dos lugares que foi um dos principais cartões postais da cidade, mas tá difícil!..


A cidade está pronta para receber o cais, os empresários estão prontos para investir nele, mas o governo parece não estar pronto para tocar esse importante projeto em frenteEnquanto não acontece o que eu já estou classificando como um milagre, que pelo menos cuidem do que já temos diante de nossos olhos que é o velho Cais do Porto Mauá em condições.


PORTA DOS FUNDOS.


Eu gosto desses videos de humor disponibilizados na Internet, em particular o "Porta Dos Fundos", que alem de despertar o nosso senso de humor, dá uma sacudidela no nosso senso critico em relação a os preceitos morais, políticos, sociais e religiosos, característica de uma sociedade hipócrita a absurda da qual fizemos parte. Estes videos tornaram-se veículos questionadores desses conceitos e posturas sociais, com muito humor audácia e coragem.


Eu gosto de muitos videos deste canal, mas particularmente tenho os meus prediletos que são: 
"Debate", "A Regra é Clara", "Concepção". Ah, e não deixem de assistir ao ultimo vídeo com a participação de Marília Gabriela e que se chama "De Frente".

Com cara e coragem

Ainda hoje eu ouvi de um colega de trabalho a seguinte revelação que eu não senti como preconceituosa, mas de um jeito bem humorado que alguns heterossexuais, como ele, se mostram, quando falam sobre homossexualidade e em particular assumir a condição de gay na atual conjuntura social.
Ele disse: _Cara eu nunca vi tanta gente sair do armário como neste últimos anos, será que é algum golpe politico continental para emputecer o planeta?
Lembrei também de um amigo que semana passada ao jantar comigo, me falou seriamente: _Meu amigo, ta mais do que provado, que nós homens que peculiarmente gostamos de nos reunir para um joguinho de futebol, uma rodada de cerveja no boteco da esquina, um final de semana numa barraca precária de pescaria, e tantas outras indiadas, cedemos a angustiante curiosidade milenar, de transarmos um com o outro como forma de dominação e não venham com esta conversa de que não existe este interesse encoberto nas diferentes posturas de macho!..
Então depois de chegar em casa, organizar minhas bagunças, sentei-me na frente do computador e li uma matéria que noticia a saída do armário de um congressista peruano, que reconheceu publicamente ser gay em uma entrevista transmitida pelo jornal El Comercio no Peru. O deputado reconheceu a dificuldade das pessoas assumirem a sua homossexualidade em uma sociedade conservadora como no seu país. "Eu sou gay e tenho orgulho de pertencer a esse grupo de pessoas que são tão valiosos para o país", disse Charles Bruce, o principal promotor do projeto no Congresso para permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Bruce disse também, que este é o momento certo para divulgar sua homossexualidade, porque nos próximos dias entra em um comitê do Congresso que apresentou o projeto com o apoio da peruana Red Trans, Lésbicas, Gays e Bissexuais organização do tempo.
Bruce que é separado de sua esposa e tem dois filhos que o apoiam integralmente, entra para a historia como o primeiro congressista assumidamente gay no Peru.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tá avisado!

O novo filme "Praia do Futuro", estrelado por Wagner Moura e Clemens Schick, causou exaltação entre o internautas desde que um professor de Turismo Iarlley Araujo, que foi ao cinema assistir o filme publicou uma foto do ingresso com um carimbo escrito "avisado"
Iarlley explica que quando foi comprar um ingresso para o novo filme do diretor Karim Aïnouz, teria recebido um alerta da funcionária do Cinépolis de João Pessoa dizendo o seguinte: "Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual."
A pergunta que eu me faço e que possivelmente a grande maioria das pessoas que se revoltaram com isto, e que também devem estar se fazendo, é porque não avisam quando há cenas de violência? de pedofilia e tantas outras merdas.
É como diz Tony Goes em seu blog, muitos brasileiros (talvez a maioria) ainda preferem ter um filho ladrão do que viado. Quem deve estar tirando partido de toda esta chinelagem provocada pela Cinépolis é a produção do filme que já postou  ironicamente no Facebook:

terça-feira, 20 de maio de 2014

Primeiro Beijo.


Eu postei por esses dias aqui no blog, sobre o poder e a importância do abraço entre as pessoas e agora quero mostrar este projeto criativo realizado pela videomaker Tatia Pilieva, que selecionou 20 pessoas para se beijarem pela primeira vez, sem nunca terem se conhecido.
FIRST KISS é um vídeo em preto e branco, muito criativo, que obteve mais de um milhão e meio de visualizações em apenas um dia e que mostra a incrível transformação do sentimento humano de curiosidade, constrangimento e desejo. Acho pertinente estes projetos, não só pela beleza e criatividade, mas pela profunda mensagem inserida no poder da imagem, que atinge cada pessoa que o visualiza.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O homem e seu criador.

Espetacular performance do Ballet Corpo com musicas de Caetano Veloso e José Miguel Visnik - "Pesar do Mundo" foi a que escolhi para postar aqui no blog. 
Este não é um espetáculo novo, uma vez que foi apresentado em 2005 em comemoração aos 30 anos da companhia de Ballet com o nome de Onqotô, que no mineirêz quer dizer: Onde é que eu estou, pra onde eu vou, que são nossos questionamentos existenciais.
Todo o espetáculo, traduz a relação do homem com o mundo, seus questionamentos, sua relação de dependência e falta de liberdade, ou liberdade induzida, pre estabelecida a partir da criação de convivência com o universo; Ora com respostas, ora perdido; ora pesado, ora leve. A trilha sonora criada por Caetano e Visnik, tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre esta “paternidade” do Universo com o homem. De um lado, estaria a teoria do Big-Bang e de outro, uma teoria espirituosa formulada pelo genial dramaturgo (e comentarista esportivo) Nelson Rodrigues sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia deduzir que o Cosmos teria sido “concebido” sob o signo eterno da brasilidade: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”.

Pesar de Tudo...
Pesar do peso
Pesar do mundo
Sobre si mesmo.
Pesar de nuvem
Pesar de chumbo
Pesar de pluma
Pesar do mundo
Desponta estrela no vão imenso

Por ti suspenso a tua espera
Tudo se afronta
Pedra com pedra
A própria onda quando se quebra.
A melodia onde me leva
Onde alivia, onde me pesa.
Tudo se agita
durante a queda
O que sustenta a nossa c...

E neste quando
somente um ritmo
Peso e balanço num som legitimo
Canção sem medo de você pra mim.
O meu segredo, te rezo assim.
Desde o principio ao ponto cego
Eu arremesso eco sem fim.
(musica de Caetano Veloso e José Miguel Visnik)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Os que são contra e os que são a favor

A maioria dos brasileiros é contra a decisão do STF que permitiu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Estudo realizado pelo Ibope inteligência mostra que a rejeição é maior entre homens, evangélicos e pessoas com baixa escolaridade.


Revela ainda que 55% dos brasileiros são contrários à decisão e 45% são favoráveis. De maneira geral, a pesquisa identifica que as mulheres são as menos incomodadas com o tema, assim como os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas. O Norte, o Centro-Oeste e o Nordeste se destacam como as regiões do País com mais resistência às questões que envolvem o assunto.
Os dados apresentados pela pesquisa mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam gays", Mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças”.

Bola de Nieve.

Parece que este bloco de postagens, tá meio tendencioso aqui no blog, visto que por algum motivo, que eu desconheço, andei vagando em lembranças por Cuba e estas lembranças me fizeram assistir  ontem a noite "Antes Que Anoiteça", filme  autobiográfico do escritor e poeta cubano Reinaldo Arenas e também ouvir Bola de Nieve noite à dentro, indicado por um amigo.


Ouvindo Bola de Nieve com sua voz magnifica, e de uma suavidade impar que a principio não se consegue definir se é de uma mulher que está cantando, nos reporta para alma cubana, com seus sentimentos calientes e passionais.
Ignácio Jacinto Villa Fernández (Bola de Nieve), nasceu em Guanabacoa, Cuba, em 11 de setembro de 1911 e morreu na Cidade do México, em 2 de outubro de 1971, foi um cantor, pianista e compositor cubano, um dos mais geniais músico da América Latina. Mais conhecido como Bola de Nieve, apelido que ganhou da cantora Rita Montaner (La Única), também cubana. Nasceu pobre, era gay e por isso foi discriminado, também, pelo regime comunista de Fidel Castro. Era uma figura marcante, intelectual, debochado, escrachado, reservado, paquerador e viveu a vida intensamente.Gostava de beijar os homens no rosto, como faziam os argentinos e os franceses, mas não os cubanos. O poeta Nicolas Guillén o advertia: "Bola, você é o único homem que deixo me beijar, mas não passe daqui, ok?", dizia, apontando o canto da boca.


Bola de Nieve, além de grande cantor, compositor e pianista, era um grande ator. As músicas que cantava tinham a sua marca, uma interpretação em que envolvia sua alma e seu largo sorriso. Deixou gravações inesquecíveis, Vete de Mi, Ay amor!, No Puedo ser Feliz, La Flor de la Canela, Babalu, Drume, Negrita e tantas outras.
Nos anos 30, sua carreira deslanchou no exterior, pois era discriminado pela sua cor em seu próprio país. Apoiou a revolução de Fidel e fez inúmeras viagens como representante do governo cubano. Fez vários shows de sucesso na Europa, China e na antiga União Soviética.
Faleceu durante uma excursão ao México em 1971. Manteve uma carreira de alto nível até o final de sua vida.

Reflexos.

Cada um deve buscar a sua resposta elegante, diante das perguntas ou situações embaraçosas e talvez comprometedoras em que a vida nos coloca com o objetivo de testar o olhar que temos sobre nos mesmos. É, pode acreditar, estamos sempre em testes nesta vida e isto significa que devemos dizer aquilo que acreditamos e não o que os outros esperam ouvir e desta forma que carimbamos nossa autenticidade e coragem. Nossas respostas devem soar elegante e com serenidade aos nossos ouvidos e não ao dos outros. Nosso olhar sobre nos mesmos é o que garante  alguma verdade. É nosso reflexo expandido na água, no espelho, na tela de cinema, nos nossos sonhos. Pode não refletir a pura verdade, por que esta pode ter muitas faces, mas a nossa é unica.

Antes Que Anoiteça


Assisti ontem a noite a emocionante historia de Reinaldo Arenas, escritor cubano de poesias, novelas e teatro. Era assumidamente gay e passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro. Apesar de ter apoiado a revolução cubana nos seus primeiros anos, devido à extrema miséria em que vivia com a sua família nos anos em que Fulgêncio Batista governou o país, acabou por ser vítima de censura e da repressão, tendo sido várias vezes perseguido, preso e torturado e forçado a abandonar  diversos trabalhos (como conta na obra autobiográfica "Antes Que Anoiteça"), mostrando que o governo de Fidel Castro não havia trazido mais democracia à ilha. O filme mostra aos aficionados pelo regime Cubano o seu lado repressor, discriminatório e hipócrita, principalmente no que se restringe a perseguição aos homossexuais.
Durante a década de 1970, Arenas tentou, por vário meios, fugir da ilha, sem que obtivesse sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras persona non grata e depois de ter mudado de nome, Arenas pôde deixar o país e passou a se estabelecer em New York, onde diagnosticaram o vírus da Aids. Nessa época, escreveu "Antes que anoiteça" (no original "Antes que anochezca"). Em 1990, terminada a obra, Arenas suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e droga. Dez anos mais tarde, em 2000, estreou a versão cinematográfica da sua autobiografia, tendo Javier Bardem no papel do escritor. Entre os atores coadjuvantes, está o diretor brasileiro Hector Babenco, que interpreta Virgilio Piñeyro, um dos intelectuais homossexuais perseguidos na mesma época que Arenas, e o ator americano Johnny Depp, em dois papéis, um deles o de um travesti chamado Bon Bon.
Termino esta postagem com um poema de Arenas chamado Aquela Criança De Sempre e que faz parte da cena final do filme.

Sou esse menino desagradável,
sem dúvida inoportuno,
de cara redonda e suja,
que fica nos faróis,
onde as grandes damas tão bem iluminadas,
ou onde as meninas que parecem levitar,
projetam o insulto de suas caras redondas e sujas.

Sou uma criança solitária,
que o insulta como uma criança solitária,
e o avisa:
se por hipocrisia você tocar na minha cabeça,
aproveitarei a chance para roubar-lhe a carteira.

Sou aquela criança de sempre,
que provoca terror,
por iminente lepra,
iminentes pulgas, ofensas,
demônios e crime iminente.

Sou aquela criança repugnante,
que improvisa uma cama de papelão
E espera, na certeza,
que você me acompanhará.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NÃO à Violencia

Depois de assistir a noticia e ao vídeo onde uma mulher inocente foi linchada, por ser confundida com uma sequestradora de crianças, por alguns moradores de Morrinhos no interior de Guarujá, em São Paulo, a pergunta que eu me faço é a seguinte: 
Como as pessoas podem chegar a este nível de violência, instigadas por falsos rumores. 
Como podem acreditar que um atitude barbara como esta que levou a morte desta inocente, pode ser encarada como um ato de justiça? 
Mesmo que esta pobre mulher fosse culpada, não justificaria a "Justiça com as próprias mãos" por um grupo delinquentes que simplesmente não pensam, somente agridem até a morte fazendo parte de uma maquina de destruição e violência muito comum nos dias de hoje. 
E agora que foi provado que esta vitima era inocente, o que fazer? O que deve pensar cada um desses linchadores assassinos, quando deitam a cabeça no travesseiro e pensam no que fizeram? Caem em si, sobre o crime que cometeram ou simplesmente planejam uma desculpa para justificarem seu crime absurdo fingindo-se de inocentes?

terça-feira, 6 de maio de 2014

Jogando farelos aos pombos

Ontem  ouvindo uma conversa entre colegas, me perguntei por qual a razão as pessoas preferem fazer comentários e insinuações sobre atitudes que elas condenam, ao invés de combate-las diretamente com quem desfere a agressão. Será que jogar farelos aos pombos, fazer comentários ácidos ao vento, é algum tipo de meio comprometimento, uma forma discreta de denuncia?
Penso que nos dias de hoje, não cabe mais agir com cinismo ou assistirmos calados, agressões que ferem tudo aquilo que acreditamos, sem nos posicionarmos assumidamente contra ao que causa violência nos outros e a nós mesmos, ainda mais quando conhecemos os envolvidos. Falar diretamente ou procurar os meios adequados, com certeza deve ser a melhor conduta afim de evitar erros.

Emocionalmente juntos.


Faz alguns dias que venho recebendo noticias e fotos de alguns amigos que viajaram para Europa no incio deste mês e então me dá aquela pontinha de inveja..., mais do que isto, aquele desejo de estar lá, curtindo com eles aqueles lugares maravilhosos que também visitei quando estive por lá no ano passado.


A vida nos impõe algumas vezes, por enes motivos, de fiquemos em pontas diferentes. Quando eu estava por lá, lembrava-me deles que ficaram por aqui e pensando no quanto seria bom se estivéssemos todos juntos. Agora, com a globalização, internet e suas ferramentas, fica tão fácil a comunicação com pessoas do outro lado do planeta. Isto é muito bom. mas nada se compara ao toque e o calor da pele.


Lágrimas na chuva


Noite passada, o clima úmido e que parecia nem muito frio nem muito quente, aqui em Porto Alegre, decidi por assistir um dos clássicos de 1982, chamado Blade Runner, que mistura drama, suspense e ficção cientifica. Aqui no Brasil veio com o titulo de "O caçador de Androides". O filme hoje é considerado Cult, embora tenha no ano de sua estréia não agradado os críticos americanos, levando-o a um fracasso nas bilheterias. Atualmente considerado um dos melhores filmes já feitos, Blade Runner foi elogiado por seu desenho de produção, mostrando um futuro "retrofit" e permanece como um dos principais exemplos do gênero neo-noir.


Calma...,vou esclarecer duas palavrinhas estranhas colocadas aí em cima no texto deste post, para que não fiques plainando no ar da ignorância como eu estava, antes de pesquisar:
  • Retrofit: É um termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. Exemplo de Retrofit, consiste na adaptação tecnológica das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação e mobiliários, dentre outros. Revitalizar e atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada, é fundamental para reconquistar a valorização da unidade.
  • Neo-noir: (pronuncia-se no-ar) é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste.

Continuando!.. Em 1993, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante", possivelmente por mostrar o que poderia ser o futuro estético das cidades e metrópoles no futuro. Bem relevante né mesmo?..


O filme mostra uma Los Angeles de 2019, onde robôs orgânicos foram criados geneticamente e chamados de replicantes (visualmente indistinguíveis dos humanos e fabricados por poderosas corporações, ao redor do mundo. Seu uso na Terra é banido e os replicantes são exclusivamente usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrenas da Terra. Replicantes que desafiam esse banimento e retornam para a Terra são caçados e "aposentados" pelos operativos especiais da polícia conhecidos como "Caçadores de Androides". O enredo se foca em um brutal e astuto grupo de replicantes que recentemente escapou e está se escondendo em Los Angeles, e no aposentado Caçador de Androides, que relutantemente concorda em realizar mais um trabalho para caçá-los.


Acho que a cena predileta, escolhida pelos expectadores, foi e continua sendo a do final do filme, que dá uma lição aos seres humanos, (a sociedade), sobre o respeito que devemo ter a qualquer tipo de vida independente de sua forma e origem. No vídeo abaixo mostra a cena final ao espetacular som de Vangelis.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sem poupar coração.


Eu não me canso de ouvir Nana Caymmi, com sua sua voz meio rouca, diferenciada, sofrida, que se prolonga de tal forma que parece que a qualquer momento vai fugir da harmonia da canção e de repente casa perfeitamente com tudo. Esta semana, assisti seus videos e shows disponíveis na internet e agora lembrei desta musica que me apraz.

Não quero mais
Ouvir quem diz
Que o amor é só
Pra ser feliz
Angústia ou paz
Prazer ou dor
Eu quero é mais
Morrer de amor

Eu quero amar demais
Sem poupar coração
Que pra mim o amor que apraz
É uma louca paixão
Um amor só satisfaz
Além da razão.

UMA PEQUENA NOTA DE ESCLARECIMENTO.


Deixa eu te fazer uma pergunta: Tu entendeste bem esta história que tá rolando por ai sobre o que é ser um gói? Quer dizer: Se existe verdadeiramente esta distancia entre ser gói e um gay?
Pois o Põe na Roda através deste vídeo aí em baixo, tentou esclarecer o que ainda parece um tanto obscuro para a maioria das pessoas que tentam entender essas sutis diferenças. Eu achei muito engraçado o vídeo!
Alguns itens para que se possa entender o que é um gói:
Góis curtem minas (meninas), mas se pintar, podem ter um bromance com brothers (homens), mas não pode dar ré no quibe, agasalhar o croquete, queimar a rosca, entrar na rede de TV, fazer amizade com Wolf Maia, sentar no mastro, escorregar no pacote. enfim!...

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...