CONHECENDO UM POUCO MAIS DE SÃO CHICO.


No Sábado passado, eu e duas amigas, fizemos um passeio até a Serra gaucha, entre as cidades de São Francisco de Paula, onde paramos para almoçarmos e depois seguimos para Gramado e Canela, com o objetivo de levar um grupo de quatro amigos sergipanos que estavam curiosos para conhecer Gramado, famosa não só por sua beleza que lembra uma cidade tipicamente suíça, mas também por carregar nas costa a fama de juntar muita gente famosa e por acontecer anualmente o festival de cinema.
Visivelmente o passeio mais bonito que fizeram nestes dez dias em que ficaram aqui no sul, mas também o mais caro, já que a cidade investe intensamente no turismo, aplicando preços bem acima dos utilizados nas cidade vizinhas e menos famosas.


Gramado não é mais a cidade que conheci há trinta anos atrás, nem poderia, pois cresceu, expandiu visivelmente sua malha urbana e viária, com o intenso movimento de veículos e poucos lugares para se estacionar, dificultando o acesso a outros pontos turísticos mais afastados do centro da cidade. É nos finais de semana e de inverno e com promessas de neve, que a cidade se torna mais bonita, porém intrafegável, causado pelo intenso fluxo de turistas que chegam de vários cantos do mundo e do pais, para visitar e se hospedarem na cidade.


Para as pessoas como eu, que não gosta destas muvucas urbanas, é interessante se hospedar em Canela, localizada a ( 8,8 km)-15 min. de Gramado pela Av. Das Hortênsias.
Menos badalada e movimentada do que Gramado e com preços hoteleiros mais em conta, Canela é uma opção a mais para quem tem menos no bolso. 
E se a procura é por um ambiente ainda mais tranquilo, São Francisco de Paula, ha (44,4 km)-47 min. de Gramado pela RS-235, é o ideal para um verdadeiro descanso reparador, disponibilizando acesso rápido as outras duas cidades.


POUSADAS:
São Chico oferece sofisticadas pousadas como: A Pousada do Engenho, além de outras mais acessíveis como: A Pousada Parque Das Cachoeiras e o Parque Das Cascatas.
No centro da cidade há opções de restaurantes econômicos como: A casa da Dinda (rodizio de galetos), o Restaurante Pasta Nostra (especializados em massas) e o Sabor da Serra (bufê livre com grelhados) na Av. Julio de Castilhos. Para quem aprecia carne, vários restaurante e CTGs oferecem o tradicional churrasco na vala.
A região central, na Avenida Getúlio Vargas e Julio de Castilhos se concentram as compras, como artigos em couro, lã e outros utensílios tropeiros. Próximo do centro tem o parque das cachoeiras, a 4 km do centro. 
A 75 km está o parque das cascatas, em Lajeado Grande. Para chegar, pegue a RS 020 até Tainhas, dobrar à esquerda na RS 453, seguindo até o distrito de Lajeado Grande.


LAGO SÃO BERNARDO:
Ainda nas proximidades do centro da cidade, você pode fazer um relaxante passeio as margens do Lago São Bernardo, cartão postal da cidade, com uma extensão de 1.900 metros e 5 metros de profundidade. Visitação permanente e gratuita.


CASCATA DA RONDA:
Conjunto de 5 quedas d'água em uma extensão de 5 km e uma altura de 100 m. O acesso a este local é feito por uma trilha nas imediações da cidade, que atravessa a mata nativa. Visitação permanente e gratuita.

MONUMENTO AO CARRETEIRO:
Localizado na Avenida principal da cidade, em homenagem aos carreteiros que movimentaram a economia local.
MONUMENTOS A CUIA E O NEGRINHO DO PASTOREIO:
Situados ao longo da Avenida principal, destacam a hospitalidade do povo gaúcho além das lendas e folclores da região.



LIVRARIA MIRAGEM:
Localizada na Av. Julio de Castilhos 603, de propriedade de dona Luciana Olga Soares, uma professora de mais de 60 anos, que transformou um sonho em realidade, com recursos próprios. Na livraria você encontra momentos de paz e tranquilidade, alem da hospitalidade de dona Luciana e seus funcionários.
Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas