UMA ANTIGA VILA INGLESA CHAMADA PARANAPIACABA EM SÃO PAULO.

Um amigo sabedor de que aprecio lugares que contam alguma historia e cercados de belas naturais ao redor, comentou sobre um, que me parece imperdível. Assim posto algumas informações e fotos enviadas por ele.


Esta vila que quero conhecer e que ainda não tive oportunidade é Paranapiacaba, no município de Santo André, em São Paulo, que surgiu com a revolução industrial, em meados de 1865 como Centro de Controle Operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens RAILWAY Railway, que realizava o transporte de cargas e pessoas no interior paulista. 
A pequena vila, com construções em estilo inglês, está bem preservada e ainda conta com uma incrível torre, bem do jeitinho britânico, enfeitando o final da estação. Contam que nos dias em que a vila amanhece encoberta  por neblina, as imagens são de tirar o folego, dando a nítida sensação  de estarmos numa verdadeira vila  inglesa do interior.


ORIGEM DO NOME:
Paranapiacaba, que em língua tupi significa “de onde se vê o mar”. fica localizada numa das regiões mais altas e íngremes, que compõe a exuberante Serra do Mar, no estado de São Paulo, reconhecida pela Unesco como de relevante valor para humanidade.


O QUE FAZER POR LÁ:
Além de visitar  a graciosa vila composta de exemplares de construções em estilo inglês, alguns museus, trens e maquinários ferroviários, pode-se optar por fazer trilhas na mata, algumas com cascatas e piscinas naturais e também apreciar toda a beleza fantástica  da Serra do Mar.

FESTIVAIS:
Se for nos 3 últimos fins de semana do mês de Julho, poderá participar também do Festival de Inverno de Paranapiacaba, com música, mostras de filmes, performances teatrais, exposições e gastronomia, num evento que ocupa todos os espaços e mostra a riqueza do patrimônio histórico e ambiental que acontece todos os anos.

PASSEIO DE TREM:
Se a paixão for mesmo andar de trem, é possível faze-lo a partir da estação da luz, num trem fabricado no Brasil na década de 50, totalmente reformado. São 48 Km percorridos em 1:h 30 min. (onde a velocidade é mais baixa, para que o turista aprecie melhor as paisagens por onde passa). O trem realiza um trajeto que corta a região do ABC e segue em direção à Serra do Mar.
À bordo você tem uma verdadeira aula de história, com algumas explicações sobre as estações percorridas. Como dá para perceber, Paranapiacaba é um lugar imperdível por sua beleza natural e história reconhecida.
Paranapiacaba que me aguarde!..

Comentários

Postagens mais visitadas