ESTAÇÃO ASTRONÔMICA AUSTRAL ABANDONADA - URBEX


Foi em 2014 num passeio pela a Patagônia Argentina, que eu e mais dois colegas de viagem encontramos em plena Ruta 04, na província de Santa Cruz e os lagos Argentinos, esta instalação metálica, no meio do nada e que nos parecia ser uma Estação Astronômica.
Havia uma janela parcialmente aberta onde podia-se, com bastante dificuldade, ver seu interior vazio e em precárias condições.



Aparentemente, não existia uma porta de entrada o que também propiciou sua deterioração, como uma capsula de metal fachada recebendo todas as intempéries do tempo e possíveis predações de alguns visitantes.
O observatório começou a operar por volta de 1957, tendo na década de 70 o encerramento de suas atividades por dificuldades financeiras.


Fizemos muitas brincadeiras de apelação psicológicas, quando localizamos a estação no meio do nada, a uma longa distancia da estrada absolutamente vazia, onde estacionamos o carro e invadimos a área, cercada  por arames farpados.


Brincávamos que aquele objeto arredondado e metálico, que as vezes brilhava com a inserção do sol, poderia ser alguma plataforma espacial invadida por extraterrestres e que por isto estava abandonada naquele lugar e que talvez fossemos as próximas vitimas a serem abduzidas, por seres interplanetários e que nunca mais seríamos encontrados.


Em fim, estávamos completamente fora de nossas caixinhas e com uma imaginação tão fértil e  infinita, quanto o céu que apesar de claro como o dia, marcava 21 horas da noite. Coisas da Patagônia!..
Retornamos para Ushuaia sãos e salvos, com muitas fotos registradas no celular e historias para contar aos que não participaram da experiência.



Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas