UMA PRAÇA DIFERENTE.


Neste final de semana eu e a Rô, fomos visitar uma amiga, a Duda, que mudou-se recentemente para o bairro Vila Jardim e diante de sua casa existe uma praça, que não se parece bem com uma praça,. Pelo menos, dessas que estamos acostumados a andar pela cidade de Porto Alegre, porque ela mais lembra uma pequena floresta selvagem, do que uma praça de lazer propriamente dita.


Eu não sei exatamente o que define uma praça, dentro dos conceitos de urbanidade numa cidade: Ter iluminação publica, bancos para sentar, balanços, gangorras para crianças, cancha de futebol?.. Tudo isto ela possui, embora não exista passeios simétricos e planos para caminhadas, e também não se enquadre nos padrões paisagísticos padronizados. O que a difere de uma praça comum, está na grande quantidade de diferentes plantas nativas, arvores enormes, troncos caídos, cipós pendurados, galhos contorcidos, que de fato lembra uma pequena floresta, onde durante as manhãs mais frias e chuvosas, surgem magnificas brumas, que parecem esconder segredos.


Ficamos por ali, despreocupados com o tempo que passava, fotografando tudo, admirando cada planta que encontrávamos, observando recantos obscuros tomado pelo mato, lagos que se formaram com a chuva, um cavalo preso por uma corda, que veio a o nosso encontro dar boas vindas. 
Depois, na hora de irmos embora, a Rô me disse que todo aquele verde era muito bonito e que lhe causava paz, mas também lhe transmitia alguma tristeza e eu fiquei pensando que lugares como este possuem o poder de mexerem com a nossa subjetividade e nos fazer deslocar para outras esferas emocionais que desconhecemos. Se por ali é o recanto de Morgana onde moram fadas, duendes e unicórnios, não é de se duvidar.
A praça diferente chama-se Dr. Baltazar de Bem, entrando pela rua Seival, na Vila Jardim - Poa. - CEP: 91320-200.


Comentários

Postagens mais visitadas