BICAME DE PEDRA EM CATAS ALTAS.


Minas Gerais, não é só Ouro Preto e as cidades históricas como: (Mariana, Tiradentes, Congonhas, S.João Del Rei) que fizeram parte do ciclo do ouro; Existem outras cidadezinhas e vilarejos, não tão famosas no interior do estado, que despertam em nosso olhar aquele brilho de encantamento pelas belezas naturais e monumentos construídos pelo o homem, para reforçar seus interesses econômicos, numa época em que as chances de riqueza estava toda voltada para e extração de ouro, nesta região do Brasil, que era então colonia portuguesa.

BICAME DE PEDRA:
A 12 Km do município de Catas Altas, destacam-se na paisagem as ruínas de um grande aqueduto de pedra, construído por escravos, com o objetivo de abastecer a cidade ou a mineração. Atualmente, existem cerca de 100 metros do monumento, que tem, ao centro, um portal com a inscrição da data de sua construção - 1792. Segundo relato, esta obra originalmente se estendia por 18 quilômetros.
Incrustada em uma das laterais do portal, existe uma escadaria que dá acesso à parte superior do aqueduto.


O QUE É UM BICAME:
Calha para escoamento de águas fluviais. Rego de madeira para passagem de rio ou ribeirão


COMO CHEGAR:
De Belo Horizonte são (120 km) - Seguindo a BR 381 no sentido Espírito Santo, passando pelos trevos de Ravena, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo e de Itabira.
Percorrer mais 7 km e entrar à direita na MG /436, sentido Barão de Cocais, Caraça e Santa Bárbara. Pegar a MG/ 129 por mais 12 km até Catas Altas.

Mariana/MG 41 KM pela MG 129
Ouro Preto /MG 51 KM pela MG 129
Santa Bárbara/MG 13 KM pela MG 129

Comentários

Postagens mais visitadas