NOVA ROMA DO SUL.


Nova Roma do Sul é um paraíso de atrações para quem gosta de curtir a beleza da serra e praticar esportes radicais. Mas seus atrativos vão alem de belas cascatas, grutas, rios turbulentos, pontes antigas e morros encobertos pela mata nativa para exercitar a adrenalina. 
O município está localizado na região dos vinhedos da Serra Gaucha, a 155 Km de Porto Alegre, cercado pelo Rio das Antas e da Prata, com acesso pela RS-448 a partir de Farroupilha, disponibilizando muitas belezas e encantos para serem descobertos e apreciados.


O centro da cidade é pacato e não possui um acervo de casas tombadas pelo IPHAN como em Antônio Prado, do qual fez parte por mais de um seculo, até se emancipar em 1987, mas trafegar por suas estradinhas estreitas, ora asfaltadas, ora de chão batido, entre parreirais, paredões de rochas e de mata nativa, que quase formam tuneis mágicos, é uma benção da natureza para os apreciadores desta conexão.


Além disto, somos surpreendidos a cada curva, por velhas casas e propriedades abandonadas. Em alguns recantos da estrada, é possível avistar oratórios ou capelas com algum santo de devoção, encrustadas  na mata , sobre rochas, que nos faz pensar sobre a religiosidade evidenciada nos costumes daquele povo, que construiu uma história, firmando assim, sua identidade própria .



Nova Roma do Sul é sem duvidas um destino para as varias formas de lazer e principalmente para momentos de introspecção junto da natureza. Dentre alguns atrativos turísticos, podemos destacar:

A PONTE DE FERRO: Considerada um cartão postal da cidade. Cruza o Rio das Antas e foi inaugurada em 1930 sob o governo de Getúlio Vargas, então presidente de Estado. Uma de suas características, é um pilar de 22 metros de altura, que a sustenta, no meio do rio.



GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES: Inaugurada em 1981, o local tem uma vista privilegiada do Vale do Rio das Antas e banhada por uma linda cachoeira, local onde se realiza a Festa de Nossa Senhora de Lourdes.


TRAVESSIA DE BALSA: Travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e também as cidades de Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção, porque o trabalho de travessia é braçal e pelas belas paisagens que podem ser apreciadas.


Além de algumas propriedades centenárias, o próprio rio das Antas, o mirante da Barragem da Usina Castro Alves, no acesso à Nova Pádua e o Cachoeirão do Rio das Antas.
O povo de Nova Roma do Sul conserva fortes traços culturais de seus antepassados, que podem ser observados na vida cotidiana e principalmente em suas festas religiosas, na Semana de Poesia Oscar Bertholdo - (Shows, oficinas, talentos locais, feira do livro e muito mais) e na festa maior do município La Prima Vendemmia - (evento que celebra a primeira colheita das uvas).
Até a próxima viagem.

Comentários

Postagens mais visitadas