TRÊS LUGARES IMPERDÍVEIS DE SE CONHECER, EM PORTO ALEGRE, NUM DOMINGO DE SOL.

Neste Domingo passeando por alguns recantos de poa, a cidade me revelou 3 lugares interessantes: Um deles, para um saudoso pique-nique (Jardins do DMAE), o outro para contemplar o cultivo de plantas para jardins e apreciar um delicioso suco natural ou café, na (FLORICULTURA WINGE) e o terceiro, para admirar o resultado de como uma boa revitalização de prédios pode transformar um lugar: (O PÁTIO BARÃO). Eu estava acompanhado de uma amiga (Rosane), cuja a parceria, dedicação e cumplicidade na hora de ir em busca desses lugares e das tomadas fotográficas, são sempre sem palavras para descrever.



Começamos inicialmente a caminhar pelas ruas do bairro Moinhos de Vento, olhando prédios antigos, alguns abandonados, casas, prédios comerciais, cafés, bistrôs, pequenas praças escondidas, becos que se espreitam para algum lugar onde poucas pessoas passam, pelo menos nos Domingos.
Tudo isto, vai além da minha simples curiosidade sobre estes ambientes peculiares que se revelam do inesperado. Este vício, se assim posso chamar, está mais para o desejo de descobrir estes ambientes diferentes, onde eu dou asas a minha imaginação e posso criar uma serie de sensações e navegar...

CASAS ANTIGAS NO MOINHOS DE VENTO:




Muitos desses lugares, já são conhecidos dos porto-alegrenses, mas o gostoso disto tudo, é ir em busca deles, resgatando sua história no universo urbano da cidade. Criar, quem sabe, um novo olhar, um novo conceito, uma nova paixão e causando na gente aquela  sensação de ser uma especie de Colombo, descobrindo a America.

A PRAÇA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA-DMAE:
O primeiro lugar que fomos visitar nesta tarde, foi os jardins da Praça da Estação de Tratamento de Água do DMAE - Estação Moinhos de Vento, inaugurada em 1928 e seu complexo arquitetônico, que nos reporta para aqueles belos casarões antigos de estancias riograndenses. O espaço é bem amplo e bem cuidado, cerca de 6 hectares cercado de grades de ferro e vigilância, o que garante alguma segurança aos visitantes e evita o vandalismo.



Existe junto ao complexo arquitetônico, uma Galeria de Arte e um Museu, que possivelmente devem funcionar em dias e horários comerciais, já que neste domingo estavam fechados.
Mas o grande barato de se conhecer este lugar, fica por conta dos jardins bem desenhados e distribuídos, que possibilitam o encontro de pessoas para um pique-nique entre família ou amigos, ou então um mateado ou uma seção de fotos. Muitos Porto alegrenses vão a esta charmosa praça para fotografa-la ou fazerem books de casamentos e aniversários.
É proibido a entrada de animais, o que significa que as pessoas não encontrarão surpresas sobre a grama, como detritos animais.






O MONUMENTO MAIS ANTIGO DE PORTO ALEGRE:
Ainda nesta praça, encontra-se o Monumento mais antigo de Porto Alegre, trata-se do conjunto escultórico composto por quatro estátuas que representam os afluentes do Guaíba.
As estátuas esculpidas em mármore de Carrara, vindas da Itália em 1866, são as mais antigas da cidade e foram esculpidas, especialmente para adornar um dos oito chafarizes que distribuíam água potável à população de Porto Alegre. Idealizadas por José Obino, escultor italiano radicado no Brasil, representam duas ninfas e dois Netunos e compunham o Chafariz do Imperador, juntamente com uma quinta figura, um jovem que representava o Guaíba.
Em sua instalação anterior, na Praça Dom Sebastião, na avenida Independência, já não contava com o quinto elemento, que possivelmente foi furtado, a representação do Guaíba, cujo destino permanece ignorado até hoje.



PÁTIO BARÃO:
O segundo lugar que eu minha amiga fomos visitar, neste Domingo ensolarado foi, o Pátio Barão que fica bem escondidinho na rua Barão de Santo Ângelo em Porto Alegre. O lugar é um pequeno beco sem saída, composto de pequenos sobrados antigos, que eram pintados de branco e foram revitalizados, ganhando um alegre colorido. Nele se encontra loja de fotografia, um café/bistrô, algumas lojas de roupas, uma de pedras e mais algumas coisas que estavam fechadas por ser Domingo. Dizem que durante a semana e nos Sábados, o lugar bomba de gente, onde são colocadas mesas e cadeiras na rua, para apreciação de pequenos eventos.
Para quem deseja visitar o Pátio Barão  o endereço é: Rua Barão de Santo Ângelo 162 - Bairro Moinhos de Vento, entre a rua Hilário Ribeiro e Luciana de Abreu, em Porto Alegre.




 


FLORICULTURA WINGE:
A floricultura foi fundada em 1886, quando Joseph Winge, um juiz alemão aposentado, se mudou para o Brasil em busca de um clima mais ameno. Junto com a família, ele se instalou em um pedaço de terra da zona Sul de Porto Alegre e iniciou um viveiro de plantas frutíferas. Sem nenhuma formação na área, mas com uma visão empreendedora, o alemão foi aprendendo as técnicas agrícolas de forma autodidata, por meio de livros.


Com cerca de 30.000 m², situada no centro geográfico de Porto Alegre, no coração da zona sul, a Floricultura oferece alem do amplo contato com a natureza, uma loja de moveis artesanais e artigos de decoração e um gracioso café-bistrô chamado Café E Prosa, que lembra os cafés europeus, mas adaptado a realidade brasileira.


O charmoso prédio onde foi instalado o café, também foi a antiga residencia Joseph Winge, criador da floricultura e lembra aquelas antigas casinhas caiadas e coloridas de Colonia de Sacramento, com mesas distribuídas na rua e enormes guarda-sois, onde são servidas uma variedade de sucos, salgados, tortas e bebidas em geral. É um ambiente calmo, onde dá para passar algumas horas, esquecendo o estres da cidade. Existe também uma pequena biblioteca no café, onde pode-se pegar um livro para matar o tempo.
A Floricultura Winge fica na Rua Doutor Mário Totta, 963, Bairro Tristeza, Porto Alegre/RS
CEP 91920-130 - Fone: (51) 3268.4880.
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das: 08:30 às 18:00.
Domingos e feriados das: 09:15 às 13:15 e das 14:30 às 17:45.

Até o próximo passeio!








Comentários

Postagens mais visitadas