SÃO CRISTÓVÃO - SERGIPE.


Conheci São Cristóvão, numa manhã ensolarada de Janeiro de 2015, acompanhado de um amigo de Aracaju e mais dois moradores da cidade. O local de interesse histórico, localiza-se na parte alta da cidade com um grande acervo de igrejas, museus e casarões de seculos passado. 


São Cristóvão, fica a 23 quilômetros da capital Aracaju, cerca de 30 minutos de carro, fazendo-nos lembrar pelo tipo de arquitetura, a cidade mineira de Ouro Preto.
São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1590, com 422 anos de existência, e a primeira capital sergipana, tendo como símbolo a Praça São Francisco, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela (Unesco) e muitas outras igrejas ao seu redor.
A cidade nos remete através de suas ruas estreitas e ladeiras com calçamentos de pedra, a um passado de glória e de invasões holandesas.



O melhor horário para conhecer São Cristóvão é pela manhã, quando museus e igrejas estão abertos. Depois, os visitantes podem caminhar pela cidade e conhecer mais de perto, a beleza de sua arquitetura, realçada pelos casarões coloniais que ainda preservam suas fachadas originais.
















As ruas de pedra também impressionam pela conservação. O visitante que decidir fazer o roteiro no período da tarde, deve ficar atento ao relógio, pois os locais de visitação funcionam até as 16 horas e a maioria dos comerciantes segue o mesmo horário.


Alguns prédios ainda demonstram através de pinturas no teto, paredes e arabescos dourados, a sua suntuosidade e riqueza que representou no passado colonial.


















Comece o passeio pelo Museu de Arte Sacra, no mesmo conjunto do Convento e Igreja de São Francisco, com mais de 500 peças dos séculos 17 a 20, do Museu Histórico de Sergipe, e da Igreja de Santa Isabel e Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição de 1607, onde são vendidos os briceletes, tradicionais biscoitos produzidos pelas religiosas. Em cada igreja ou museu haverá um recepcionista simpático para lhe contar com detalhes, toda a historia do lugar.

Até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas